INW e UNESCO promovem evento sobre cidadania e justiça social
3 mins read

INW e UNESCO promovem evento sobre cidadania e justiça social

No Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro de 2025, o Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com a UNESCO no Brasil, promove o evento Diálogos Cidadaniar: Educação para a Cidadania, Direitos Humanos e Cultura da Legalidade. O encontro, que será realizado no Auditório do MASP, em São Paulo, reunirá especialistas, educadores e lideranças da sociedade civil para discutir o papel da educação na formação cidadã e no fortalecimento do Estado de Direito.

A programação vai contar com dois painéis com especialistas sobre a importância da educação na construção de sociedades justas e democráticas; apresentação oficial dos Guias Cidadaniar, iniciativa que apoiará a educação para a cidadania e os direitos humanos; e troca de experiências entre acadêmicos, educadores e organizações da sociedade civil.

“O Instituto Nelson Wilians tem como princípio a universalização dos direitos humanos por meio da disseminação da cultura da legalidade. Acreditamos no potencial transformador da cidadania e no compromisso de promover a justiça social. Com o Projeto Cidadaniar, reforçamos nosso compromisso de democratizar oportunidades e fortalecer a cultura da legalidade”, destaca Anne Wilians, fundadora e Diretora-Presidente do Instituto Nelson Wilians.

Para Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, o evento reforça a importância da educação como pilar para a construção de sociedades mais justas: “Celebrado no Dia Mundial da Justiça Social, este evento nos convida a refletir sobre o poder transformador da educação na formação de cidadãos globais mais conscientes sobre os direitos humanos. Essa é a essência do Projeto Cidadaniar, uma iniciativa da UNESCO em parceria com o Instituto Nelson Wilians”.

O evento ganha ainda mais relevância para Recife, cidade onde o INW já atua ativamente, apoiando iniciativas de educação e cidadania por meio de instituições locais. O instituto tem viabilizado projetos que impactam diretamente a comunidade, promovendo inclusão social e acesso ao conhecimento.

Atuação no Recife

Em parceria com os Centros Comunitários da Paz (Compaz), o instituto tem realizado mutirões jurídicos gratuitos, oferecendo orientação legal em áreas como Direito de Família, Penal, do Consumidor e Trabalhista. Essas ações ocorreram no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e no Compaz Dom Hélder Câmara, na Ilha Joana Bezerra.

Além disso, o INW promoveu mutirões jurídicos em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, em colaboração com o Centro Educacional Dom Bosco (Oratório Dom Bosco).

Sobre o Projeto Cidadaniar

Lançado em 2022, o Projeto Cidadaniar promove a educação para a cidadania global, incentivando reflexões críticas sobre o Estado de Direito e fortalecendo a cultura da legalidade. Durante o evento, serão apresentados oficialmente os Guias Cidadaniar, materiais desenvolvidos para auxiliar jovens e mulheres em organizações parceiras e ampliar ações cidadãs em Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *