Festival Palavra Cifrada Agita Garanhuns com Diversidade Literária
6 mins read

Festival Palavra Cifrada Agita Garanhuns com Diversidade Literária

O festival, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, traz uma programação rica em oficinas, performances e debates sobre literatura contemporânea.

Depois de confraternizar com estudantes e leitores por Vitória de Santo Antão e Afogados da Ingazeira, o Festival Palavra Cifrada aporta nesta sexta (23) e sábado (24) na cidade de Garanhuns para mais dois dias de uma imersão literária que pretende tensionar os limites das palavras com oficinas, curso, show, performance e conversas.

No friozinho do Agreste de Pernambuco, a programação traz temas urgentes e diversificados da literatura contemporânea, como a escrita e a oralidade feitas por mulheres, a literatura mística e erótica e a ficção científica. Participam do festival em Garanhuns os nomes nacionais Micheliny Verunschk e Olyveira Daemon, além de Márcia Félix, Vertin Moura, Dorvalina Maciel, Mário Rodrigues e Nivaldo Tenório.

Na sexta-feira (23), a programação começa às 10 horas na Escola Gabriela Mistral com a oficina Poéticas Performáticas de Escritoras Pernambucanas, com a escritora Márcia Félix. A partir das poéticas de duas mulheres pernambucanas – Ester Liu, em Balaclava (2021) e Cida Pedrosa, em Araras Vermelhas (2023) – a oficina trata das peculiaridades das escritas dessas duas mulheres constituídas em vozes que revelam universos femininos distintos.

Às 14 horas, na mesma escola, o multiartista Vertin Moura ministra a oficina Corpo, Pensamento e Música, apresentando as bases da história da filosofia de maneira criativa e espontânea a partir do estudo de si, de nosso corpo e do pensamento.

Na parte da noite o Centro Cultural Sesc Garanhuns recebe o festival com três atividades. Às 18 horas, Márcia Félix e Gabriella Medeiros realizam a performance Literanear Obras Poéticas Femininas em que, usando a voz e o corpo, convidam o público à interação. Em seguida, às 19 horas, a escritora Dorvalina Maciel entrevista o autor Mário Rodrigues sobre Os Limites Geográficos da Palavra. Finalizando o primeiro dia de festival, a premiada Micheliny Verunschk, autora de O Som do Rugido da Onça, mostra elementos do erotismo e do misticismo na sua literatura e na literatura de contemporâneas suas, a partir das 20 horas.

SÁBADO

No sábado a programação continua no Sesc. Já às 8h, o escritor paulista Nelson de Oliveira – também conhecido como Olyveira Daemon – ministra o curso Literatura e ficção científica, em que apresenta os rudimentos da ficção especulativa, sobretudo da narrativa curta, em exercícios com escritores e escritoras novatos e veteranos. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 através de formulário digital disponível no perfil da produtora Nós Pós no Instagram (@nosposprodutora).

E mais tarde, à noite (19h), Olyveira Daemon conversa com Nivaldo Tenório sobre ficção científica, em celebração aos 160 anos de publicação do clássico “Viagem ao Centro da Terra”.

O Festival Palavra Cifrada é realizado pela produtora Nós Pós, sob a direção geral do produtor cultural Alexandre Melo e com a direção de produção de Hudson Wlamir, conta com incentivo do Funcultura. Tem curadoria do escritor Sidney Rocha, é totalmente gratuito e conta com tradução em LIBRAS em todas as suas atividades. Mais informações no Instagram @nosposprodutora.

SERVIÇO:
Festival Palavra Cifrada
Garanhuns (Escola Gabriela Mistral e Centro Cultural SESC Garanhuns)
23 e 24 de agosto
@nosposprodutora

PROGRAMAÇÃO:

GARANHUNS |  23/08| SEXTA-FEIRA:

● Oficina | Poéticas Performáticas de Escritoras Pernambucanas| com MÁRCIA FELIX

Exposição Guiada em torno das poéticas de duas mulheres pernambucanas: Ester Liu em Balaclava (2021) e Cida Pedrosa, em Araras Vermelhas (2023), para tratar das peculiaridades das suas escritas constituídas em vozes que revelam universos femininos distintos, permeados por possibilidades performáticas na construção de imagens e sonoridades táteis.

Horário: 10h | Local: Escola Gabriela Mistral

● Oficina| Corpo, Pensamento e Música | com VERTIN MOURA

Partindo do estudo de si, de nosso corpo e pensamento (e da música), Vertin Moura apresenta as bases da História da Filosofia de maneira criativa e espontânea.

Horário: 14h | Local: Escola Gabriela Mistral

● Performance | Literanear obras poéticas femininas | com MÁRCIA FELIX e GABRIELLA MEDEIROS                                                                            A partir dos poemas das escritoras Cida Pedrosa, em Araras Vermelhas (2022) e Ezter Liu, em Balaclava (2023) apresentaremos um recital proporcionando a interação do público a partir de técnicas da performance da voz e do corpo.

Horário: 18h | Local: Centro Cultural SESC Garanhuns

● Conversa/Entrevista| Os Limites Geográficos da Palavra | Dorvalina Maciel (Garanhuns) entrevista Mário Rodrigues (Garanhuns): Com mediação de Dorvalina MacieL, o romancistavencedor do Prêmio Sesc de Literatura, Mário Rodrigues comenta termos polêmicos como “regionalismo”, “politicamente    correto”, diante de um    mundo completamente globalizado.

Horário: 19h | Local: Centro Cultural SESC Garanhuns

● Conversa| Literatura, Erotismo e Bruxaria | com Micheliny Verunschk

A premiadíssima (Prêmio Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura) escritora Micheliny Verunschk vem a Garanhuns para mostrar elementos do erotismo e do misticismo na sua literatura e na literatura de outras contemporâneas suas.

Horário: 20h | Local: Centro Cultural SESC Garanhuns

GARANHUNS |  24/08| SÁBADO:

● Curso | Literatura e ficção científica | com Olyveira Darmon

Escritor  paulista,  vencedor  do  Prêmio  Casa  de  Las  Américas,  entre outros,    Olyveira   apresenta    os    rudimentos    da    ficção especulativa, sobretudo da narrativa curta, em exercícios com escritores e escritoras novatos e veteranos.

Horário: 8h | Local: Centro Cultural SESC Garanhuns

● Conversa|Viagem ao Centro da Terra |com Olyveira Darmon e Nivaldo Tenório 

O crítico literário e escritor premiado Olyveira Darmon conversa com o escritor Nivaldo Tenório sobre ficção científica, tendo em vista os 160 anos de publicação de Viagem ao Centro da Terra, (1864) de Júlio Verne, e os rumos da ficção científica no Brasil.

Horário: 19h | Local: Centro Cultural SESC Garanhuns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *